Pra você que não conhece, essa é uma ferramenta do Instagram criada em 2019 que, até o ano passado, permitia que você criasse/postasse vídeos curtos de até 30 segundos, depois de até 1 minuto e, atualmente, 1 minuto e meio.
Com o crescimento do TikTok na pandemia, o Sr. Zuckerberg decidiu criar o Reels para fazer frente à plataforma de vídeos vizinha.
Nele, você encontra ferramentas básicas de edição de vídeo como filtros, criação de legendas e sobreposição de imagens.
Esse ano, porém, a empresa fez mudanças significativas no algoritmo do aplicativo e no próprio Reels. A plataforma passou a priorizar os vídeos nessa ferramenta, mostrando para os usuários mais vídeos do Reels que imagens – e isso também veio do próprio público, que passou a consumir mais esse tipo de conteúdo.
Há quem diga que os Reels substituíram os posts de imagens. Será?
Calma, calma! Se liga nessas dicas pra você bombar no Insta e entender o aplicativo da forma certa:
1. Cuidado com a vontade de viralizar!
Às vezes, viralizar não é bom – sim, é isso mesmo. Você deve pensar no seu propósito. Você quer curtidas/seguidores ou pessoas que se interessam pela sua página? Seus posts tem que comunicar o que a sua marca faz. Caso contrário, você provavelmente alcançará pessoas que não são do seu nicho e não terão interesse de verdade no seu conteúdo diário. Essas pessoas não vão continuar a consumir o seu conteúdo com o passar do tempo, e nem comprar o seu produto ou serviço.
2. Fique de olho nas trends
Sejam dancinhas ou dublagens, a melhor forma de ser notado é entrar na onda. Mas primeiro encontre as trends que combinam com sua linguagem e com a identidade da sua marca. Afinal, é o seu público-alvo que você quer atingir. O algoritmo compreende o que está em alta e mostra para mais pessoas.
Uma diquinha extra: siga o perfil @creators no Instagram. Lá são postados Reels e posts que estão em alta na plataforma. Se inspire, analise e participe!
3. Não faça só Reels
Reels são ótimos para encontrar novos seguidores. Mas normalmente não possuem conteúdos mais profundos, por exemplo. Você precisa explorar todas as ferramentas que o Instagram disponibiliza. Não deixe de postar no Reels, é claro, mas utilize também com os posts de imagem, especialmente aqueles em carrossel, para levar conteúdo para os usuários que já te seguem. Explore, também, os stories. Neles você pode falar do seu dia-a-dia, fazer enquetes e perguntas, gerando engajamento com o seu público.
4. Invista em palavras-chave
Seja em posts de imagem ou em Reels, você deve se atentar a isso. Nas descrições, busque sempre incluir palavras que se conectem com o que está sendo dito nas imagens e vídeos. É assim que você diz ao algoritmo do que se trata aquele conteúdo e para quem ele deve entregar. Descrições genéricas tendem a ser entendidas como algo não direcionado a ninguém. E não é isso que você quer.
5. Não use vídeos com marca d’água de outras plataformas
Muitos usuários se acostumaram a postar um vídeo no TikTok, salvar e, depois, postar direto no Reels com a marca d’água da plataforma. O algoritmo é treinado para boicotar o alcance de vídeos e imagens com logos de empresas concorrentes. E isso vale não só para o TikTok, que é o mais comum, mas para qualquer outra marca do mesmo segmento. Você até pode postar o mesmo vídeo nas duas plataformas, mas lembre-se de remover a marca d’água.
Com essas dicas, aos poucos você acerta o rumo e bomba no Instagram!
Mas conta pra gente: você usa diariamente a ferramenta Reels?